top of page

Tecnologias a Favor da Saúde

A utilização dos avanços científicos e tecnológicos são muito importantes para o bom desempenho das profissões na área da saúde. As novas tecnologias na Odontologia, por exemplo, podem deixar os atendimentos mais rápidos e cômodos para o dentista e para o paciente, além de garantir otimização nos resultados finais alcançados.

INTRAORAL.jpeg

Escaneamento Intraoral

Dentre as tecnologias odontológicas, uma que têm sido cada vez mais utilizada pelos dentistas é o escaneamento intraoral, essa técnica pode proporcionar mais rapidez e precisão aos tratamentos. Funciona da seguinte maneira: o paciente com a boca aberta, o profissional percorre seus dentes com um scanner, que por meio de uma leitura óptica combinada a um escaneamento a laser, faz a captura das imagens virtuais. Durante esse procedimento, esse aparelho fotografa ou filma as imagens intrabucais e um software do equipamento se encarrega de juntá-las em tempo real e a transforma em formato tridimensional. É possível nesse procedimento analisar essa imagem obtida e corrigir qualquer imperfeição se necessário, por meio do acompanhamento em um monitor. Sua principal vantagem é a obtenção da cópia das estruturas da boca por meio desse procedimento que é mais rápido que o método convencional, em que utilizamos a obtenção dos moldes, com uma precisão e previsibilidade fantásticas. Essas imagens fazem a diferença e a comodidade necessária para a obtenção de bons resultados no diagnóstico mais preciso e no momento da realização de trabalhos protéticos.

Tecnologia CAD/CAM

Este é um item complementar ao escaneamento intraoral. Após a obtenção de modelos tridimensionais obtidos pelos sistemas de escaneamento digital das estruturas da boca, essa tecnologia CAD/CAM permite que se criem restaurações virtuais utilizando softwares específicos. Esses sistemas CAD/CAM permitem a criação de restaurações reais com as mesmas características das criadas vitualmente, por um procedimento de fresagem. Na Odontologia substitui o método tradicional realizado utilizando o gesso, e aumentam a precisão dos tratamentos, uma vez que os modelos ficam mais fiéis. Uma dessas possibilidades são as próteses de Zircônia, que tem como características biocompatibilidade, brilho e resistência. Sua principal vantagem está associada a ausência da tonalidade acinzentada, gerada pela estrutura de metal das próteses fixas com bases metálicas, mantendo a durabilidade dessas próteses, que é outro diferencial, devolvendo o sorriso do paciente renovado de uma forma bastante natural.

ZIRCONIA.jpeg
GUIADA.jpeg

Cirurgia Guiada

Na instalação de implantes dentários, a cirurgia guiada tem se popularizado como uma opção viável, segura e precisa no processo de instalação de implantes. É feito a associação de uma tecnologia de escaneamento intraoral com a obtenção de imagens de alta precisão e resolução obtidas das tomografias intraorais. Essa associação utilizando softwares de computadores, permite o planejamento de guias para a instalação de implantes em posições ditas “ideais” tanto do ponto de vista estético, como do ponto de vista biológico, de uma forma rápida e o mais confortável possível para o paciente. Essas informações são enviadas para uma empresa terceirizada que confecciona um guia em acrílico com anilhas metálicas, que será utilizado durante o ato cirúrgico, guiando a instalação dos implantes. Para alguns casos, não é necessário nem fazer grandes incisões na gengiva, mas apenas pequenas perfurações nos locais indicados para a colocação dos implantes. Isso torna a cirurgia menos invasiva, reduzindo as feridas, dores e sangramentos significativamente, e fazendo com que a recuperação do paciente seja mais rápida, e com resultados finais extremamente previsíveis.

Radiografia Digital

Com a radiografia digital, esse exame permite a otimização de tecnologia em resolução, com facilidade de sistema de comunicação e arquivamento de imagens, o que agiliza a realização do exame, permite alterações como ajustes de contraste e outros filtros que facilitam o diagnóstico, além de fazer o armazenamento das imagens coletadas. A dinâmica do exame com o paciente segue o mesmo princípio da forma convencional, sendo as principais diferenças na captura e processamento das imagens, que na radiografia digital são feitos em uma placa de circuitos sensíveis à radiação, gerando assim uma imagem digital que é enviada ao computador, temos com essa tecnologia a obtenção de: agilidade (no exame digital as informações são capturadas e armazenadas em questão de segundos, estando mais rapidamente disponível para a interpretação do médico radiologista), precisão e menos radiação para o paciente (com a tecnologia digital, ajustes na imagem podem ser feitos no pós-processamento, sem a necessidade de repetir o exame e diminuindo consequentemente a radiação para o paciente), menos danos ao meio ambiente (uma vez que a radiografia digital evita a utilização de substâncias tóxicas que poluem o meio-ambiente), facilidade no armazenamento das informações (além de evitar o consumo de papel, as informações levantadas em exames de radiografia digital ficam armazenadas, facilitando a criação do histórico do paciente, a comparação de imagens e o acesso aos laudos por parte do cirurgiões dentistas).

RADIOGRAFIA.jpeg
MICROSCOPIA.jpeg

Microscopia Odontológica e Magnificação do Campo Visual

Está associado a enxergar além do que os olhos podem ver. O microscópio ou as Lupas de Magnificação visual usados na odontologia tem como principal objetivo obter os melhores resultados nos procedimentos, sejam eles estéticos ou mais voltados para a saúde oral. São utilizados em todas as áreas de Odontologia e vem se tornando cada vez mais essenciais, principalmente para tratamentos que vão além da superfície dos dentes e demandam uma atenção e precisão maior, permitem as estruturas orofaciais em detalhes e reduzem o risco de falhas e de lesões durante os tratamentos.

  • Instagram
  • Facebook
bottom of page